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Franciele Caleffi - Nutricionista

Banana Fit- Um super lanchinho, um super pré treino! Entenda a ação da Banana Fit no pré treino e na saúde!

Banana Fit- Um super lanchinho, um super pré treino! Entenda a ação da Banana Fit no pré treino e na saúde!

Essa receita é mais uma preparação do projeto It`s Natural .

É tão simples e fica tão, tão, gostosooo!!! Uma refeição super versátil que combina com o café da manhã, com lanches, e como pré treino!

Eu adoro porque são ingredientes naturais que a gente sempre tem em casa, acho muito prático, além de gostoso! Eu sempre como e me surpreendo com o sabor... e falo: "Nossa, mas isso fica tão bom assim porque?"
Eu não sou fã da pasta de amendoim pura (sem temperos), mas assim fica maravilhoso e muito mais sacietogênico do que comer só uma banana. 

Mas o que eu quero é que vocês entendam porque essa é uma boa combinação, nutricionalmente falando:

100g de banana (a parte comestível dela) tem 1,2g de proteína, 0,1g de lipídeos (gordura, ou seja, nada!), 20g de carbo e 2g de fibra alimentar. E é uma ótima fonte de minerais: 30mg de magnésio, 0,12mg de manganês, 22mg de fósforo e 358mg de potássio, e entre as vitaminas destaca-se a vitamina C, 21,6mg. (fonte: TACO, 2011)
Esses minerais são importantes para a saúde do corpo, saúde cardiovascular, circulação e para o corpo desempenhar um bom funcionamento durante o exercício.
A banana ainda é um alimento rico em triptofano, precursor da serotonina, hormônio do bem estar. Então comer banana melhora o humor e diminui a vontade de comer doces (isso pelo triptofano e também pelos minerais, principalmente o magnésio).  

20g de pasta de amendoim, integral e sem açúcar, tem 5g de proteína, 1,6g de fibras, 8,8g de gorduras (tem bastante gordura boa nessa quantidade) e 4g de carbo. Como fonte de minerais: 31,8mg de magnésio, 52,2mg de fósforo, 99,2mg de potássio. (fonte: TACO)
Ou seja, a pasta de amendoim contribui com o teor protéico, gorduras boas, fibras e carbo para tornar a preparação mais sacietogênica, com controle do pico glicêmico. E com maior aporte de minerais. 
Um cuidado com pasta de amendoim, não exagerar! Porque como vimos ela tem bastante gordura, mesmo que a maior parte dessa gordura seja boa para o organismo, a diferença do remédio e do veneno é a dose, o exagero não é benéfico! E ela contém muito ômega 6, que é um tipo de gordura que precisamos para manter boa saúde mas que tem que ter controle de proporção de ômega6: ômega3. Resumindo, não exagerar na quantidade de pasta de amendoim!

Sobre os minerais, para quem quer saber um pouco mais e ter melhor ideia do que representa essa quantidade, a recomendação da nossa necessidade diária desses nutrientes, varia entre:
Magnésio: 320mg a 420mg
Manganês: 1,8mg a 2,3mg
Fósforo: 700mg
Potássio: 4,7g
*Considerando Mulheres a Homens 31-50anos, outras faixas etárias adultas necessitam de dosagem bem semelhante. (fonte: DRIs).

O cacau é rico em fitoquímicos, principalmente catequinas, com atividade antioxidante e anti inflamatória, é um alimento maravilhoso pra saúde da pele, ajuda na melhora da elastina e colégeno, atua no anti envelhecimento da pele, na prevenção e melhora da flacidez e da celulite. 
Além de também conter triptofano precursor da serotonina. Ou seja, cacau também melhora o humor e a vontade de comer doces. 
O cacau tem ação vasodilatadora contribuindo para a circulação e melhor desempenho no treino.
Veja mais sobre os benefícios do cacau (nibs, pó) e chocolate aqui.

A canela é hipoglicimiante, ou seja, ela ajuda reduzir a carga glicêmica da banana que é uma fruta com um teor um pouco mais alto de carboidrato, fazendo com que melhore (diminua) o pico de insulina após o consumo dessa preparação. Além de todos os fitoquímicos contidos na canela com ação antioxidante e anti inflamatória. Ahh, e a canela também é vasodilatadora contribuindo para a circulação e também melhor desempenho no treino. 

A amêndoa já vimos aqui todos os benefícios que ela tem, mas é um ingrediente que vai trazer gorduras boas para essa combinação, reduzindo a carga glicêmica, reduzindo o pico insulinêmico e fazendo com que a energia (glicose) dessa refeição seja liberada mais lentamente ao organismo (não ocasionando o alto pico glicêmico). Sabemos também de toda vantagem das amêndoas para hidratação da pele.  

Eu falo de toda essa parte da nutrição para que vocês entendam o poder que os alimentos tem dentro do nosso organismo, eles que fazem todo trabalho para o nosso organismo funcionar da melhor maneira, e se oferecermos os nutrientes certos teremos o mais perfeito funcionamento de todo esse "trabalho" que nosso organismo (células, órgãos, sistemas) desempenha dentro de nós. 

Pensem, uma simples banana com pasta de amendoim, cacau, canela e amêndoas repercute em todas essas ações e benefícios! 

Agora, e se fosse um pacote de bolacha no café da manhã, ou no lanche ou no pré treino? Como você acha que seu corpo reagiria? 
Nem ia... porque parece óbvio, mas vou contar:

Seu corpo não receberia nenhum tipo de nutriente, nenhumzinho mesmo!!! Nem magnésio, nem potássio, nem manganês, nem fósforo, nem vitamina C. Não receberia nenhum tipo de gordura boa, nenhuma fibra, nenhuma proteína. Nadinha de nada de fitoquímicos, não teria atividade antioxidante e nem anti inflamatória (bem pelo contrário né gente???).
O que o seu corpo receberia seria uma massa de carboidrato, iria fazer um pico glicêmico muito alto (ou seja, iria bombardear seu corpo de glicose) fazendo com que acontecesse um pico insulinêmico muito alto pra dar conta de toda essa glicose circulante (e isso acontecendo sempre, traz graves consequências para a saúde), o corpo iria trabalhar muito tentando baixar toda essa glicose circulante e te deixaria muito preguiçoso (porque toda energia do seu corpo seria para digerir e armazenar essa glicose, armazenar= armazenar na forma de gordura = engordar!), e passado esse pico de glicose momentâneo seu corpo já pediria mais comida (e você iria sentir vontade de comer de novo ou confundir essa sensação com fome). Além da inflamação e oxidação que seria causada pelos ingredientes ultraprocessados que estão na bolacha. Isso tudo falando brevemente, bem por cima.
Então, como sintoma, já de cara, vem a preguiça, vontade de comer mais, inchaço, baixo alto astral (porque essa comida não tem energia vital) e assim vai. Se é um dia meio deprê... pode contar, vai piorar a deprê!
Se isso acontece todo dia... pode contar... você vai ficar doente! :(
Se isso acontece raramente.... não tem problema nenhum! Então, sem terrorismo! ok?

Vocês entendem a diferença que faz para o organismo o tipo de alimento que a gente consome? Já tinham parado pra pensar nisso?
É legal entender e saber desses processos, nos dá mais autonomia e consciência de escolha

Bom, depois de toda essa conversa, vamos falar da receita:

Ingredientes
1 banana 
20g de pasta de amendoim 100% integral (sem açucar e adoçantes)
5g de Nibs de cacau
Cacau em pó
Canela em pó
10g de amêndoas (lascas ou picada)

O modo de preparo é muito simples. Corte a banana em rodelas ou fatias, passe a pasta de amendoim, polvilhe por cima o cacau e canela em pó, a gosto, depois grudar na pasta de amendoim os nibs de cacau e a amêndoas. Simples!

Para pré treino pode ser consumido até o dobro dessa receita. Depende do treino e gasto energético, então o ideal é avaliar de forma personalizada com um(a) nutricionista. 

Assita ao vídeo da preparação da Banana Fit:

 

Gostaram? Me contem o que acharam da nossa conversa sobre a ação da Banana Fit no pré treino e na saúde!! Gostaram de saber?
Querem ver mais sugestões e dicas como essa? 

Publicado por Franciele Caleffi às 10h, 06 de dezembro de 2018

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