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Franciele Caleffi - Nutricionista

Cacau e Chocolate - Conheça os benefícios e saiba como e quanto consumir.

Cacau e Chocolate - Conheça os benefícios e saiba como e quanto consumir.

O cacau, cada vez mais, tem se tornado um queridinho pra saúde por seu alto valor nutricional, contém um rico teor de flavonóides e catequinas com efeito anti inflamatório e antioxidante.
Ele começou ser conhecido na área da saúde principalmente por pesquisas que relacionavam a ação de seus flavonóides na prevenção de doenças cardiovasculares, mas o benefício é tanto que muitas pesquisas foram acontecendo e reconhecendo seu efeito positivo pra inflamação crônica, dermatite atópica, emagrecimento, atividade física e também a favor da estética, como no combate a celulite e flacidez, e ainda uma potente ação anti envelhecimento.
Outro fato interessante é que, por ter ação vasodilatadora e favorecer o fluxo sanguíneo, o cacau é um ótimo alimento para ser consumido pré exercício físico (pré treino: vale o chocolate 70% cacau, cacau em pó ou nibs de cacau). 

Mas quando falamos em cacau, a primeira coisa que nos passa pela cabeça é o chocolate, e será que chocolate, então, faz bem pra saúde?
Faz sim (vivaaa!!!), se soubermos escolher o chocolate certo.
Não falo aqui dos chocolates cheios de gordura e açúcar, mas sim, daqueles que levam uma boa quantidade de cacau, chocolates acima de 70% cacau, que, nessa mesma proporção, oferecem para nosso organismo um alto teor de flavonóides e catequinas com todo seu poder anti inflamatório e antioxidante, ou seja, quanto mais cacau conter no chocolate, melhores são os efeitos benéficos na saúde, no emagrecimento e bem estar.

Além de escolher o chocolate certo, temos também que ter cuidado com a quantidade, mesmo os chocolates com alto teor de cacau são calóricos e é preciso equilíbrio, o ideal é consumir em torno de 30g de um bom chocolate (70% cacau ou mais) por dia.
Essa quantidade é perfeita para se beneficiar com as propriedades saudáveis do cacau e também para melhorar o humor e diminuir o estresse!!! Tudooo de bom comer chocolate!!!!

E ainda, além do chocolate, o cacau pode ser consumido na forma de nibs de cacau e cacau em pó. O nibs de cacau é a amêndoa do cacau triturada, tem mais vantagens nutricionais do que o chocolate pois é 100% cacau, com todo seu teor de vitaminas, minerais, flavonóides, catequinas. O nibs é delicioso, ao meu ver é uma preciosidade da gastronomia brasileira, é crocante, intenso, um pouco amargo pra quem não está acostumado, mas é só uma questão de adaptar o paladar e apreciá-lo. Pode ser adicionado em shakes que levam leite ou bebida vegetal, em sobremesas, bolos e doces.

O cacau em pó também pode ser usado no mesmo sentido dos nibs, em preparações culinárias substituindo o chocolate em pó, ou misturando com leite ou bebida vegetal para fazer achocolatado. O sabor é delicioso, é puro e também intenso. 

A minha dica é: incorpore o cacau na alimentação, deguste as variadas versões do cacau, aprecie o chocolate que incorpora o verdadeiro e intenso sabor do cacau e beneficie-se do seu poder nutricional.

Veja aqui uma receita de bolo de chocolate com calda de chocolate, feita com puro cacau. É uma boa maneira de introduzir o cacau na alimentação!

Cacau e Chocolate - Conheça os benefícios e, como e quanto consumir.

Publicado por Franciele Caleffi às 15h, 30 de novembro de 2018

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