Carrinho de Compras (01)

Nome do produto

Encerrar compra
Franciele Caleffi - Nutricionista

Canudinho de metal, adquira o seu também!

Canudinho de metal, adquira o seu também!

Pessoal, eu comprei os meus canudinhos de metal inox aqui, são da marca Bee Green. A compra é segura, veio super rápido (em menos de uma semana), e o valor, mesmo com o frete, ficou bem mais barato do que os preços que pesquisei em loja física aqui em Itajaí e Balneário Camboriú. 

Veio quatro canudinhos, dois retos e dois curvados, e 1 escova higiênica para lavar o canudinho.

Canudinho de metal, adquira o seu também!

Já deixo um canudinho de metal na bolsa, fica fácil, sempre tenho junto, e abolimos o uso de canudinho plástico.
Na praia também é fundamental levar o canudinho de metal porque é triste ver o tanto de canudinho, e lixos e tocos de cigarros nas areias, revoltante!!! Por favor, nunca esqueçam de recolher seus lixos na praia, isso vale para a espiga de milho, o coco depois de tomar a água, palitinhos de madeira, tocos de cigarro, plásticos, palitos de picolé... tudooo que é lixo no lixeiro!!!

Voltando falar do uso de canudinho de metal... vocês notaram que está uma campanha forte, mesmo na mídia, para abolição do uso de canudinho plástico né? Eu acho fantástico, claro que é uma atitude perto de tantas que devemos ter, e que a conscientização se amplia para o uso de todo tipo de plástico, mas cada mudança já significa muito para o mundo e o meio ambiente. 

Sobre o problema mundial do uso absurdo de plástico, uma pesquisa publicada pela revista científica Science, em 2015, mostrou que a humanidade gera um total de 275 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano - E UM VALOR ENTRE 4,8 MILHÕES E 12,7 MILHÕES DE TONELADAS CHEGA AOS OCEANOS!!! (é assustador!)

Os resíduos plásticos nos oceanos são danosos para a vida animal. E, em 2015 viralizou um vídeo e fotos que mostrou uma tartaruga marinha sofrendo agoniantemente enquanto um ambientalista tenta retirar um canudo preso na sua narina. Foi essa imagem que impactou o mundo, e fizeram as pessoas refletirem sobre o destino dos plásticos e canudinhos, e começar então essa campanha de peso contra o uso, que ganhou força em grande parte do mundo, e até mesmo grandes indústrias de fast foods  e pequenos restaurantes não estão mais usando e servindo canudos plásticos!

Canudinho de metal, adquira o seu também!

Essas imagens me chocam!

Para vocês terem uma ideia, estima-se que, somente os americanos, usam e descartam 500 milhões de canudos plásticos por dia!!! Cada um canudo leva pelo menos 500 anos para se decompor na natureza! É muito tempo!!!

Um outro estudo, da Universidade de Ghent, na Bélgica, revelou outro dado assustador sobre a consequência dos plásticos no oceano: quem costuma comer frutos do mar ingere até 11 mil pequeninos fragmentos de plástico por ano. 

Ainda há muito o que fazer, é fato, mas se cada pessoa fizer um pouquinho, mudar suas ações e contribuir, essa força a favor do meio ambiente se tornará ainda maior e mais forte, e os plásticos nos oceanos vão diminuir. Precisam diminuir! O mundo precisa se recuperar!

Na Europa, o parlamentou europeu aprovou uma proposta para banir o uso de plástico descartável, como pratos, canudos, talheres e cotonetes, em todos os países da União Europeia. Essa porposta prevê que os produtos descartáveis que já possuem substitutos fabricados com outras matérias primas sejam banidos a partir de 2021. Também obrigam a reciclagem de 90% das garrafas plásticas até 2025.

No Brasil, percebi que já temos vários produtos sendo feito a partir da fibra de bambu para substituir produtos plásticos, inclusive pratinhos, copinhos e talheres decoradas para crianças, e mesmo utensílios com design moderno para cozinha.
Eu adquiri pra minha filha um conjuntinho desses para banir uso de utensílios plásticos pra ela (principalmente pela liberação de bisfenol, uma substância tóxica liberada pelo plástico ao contato com o calor e comidas quentes), com prato + copo + bowl + garfo + colher de fibra de bambu decoradinho em rosa com ovelha, e encontrei facilmente no supermercado.
Também já temos a substituição de copinhos plásticos e sacolas plásticas feitas a partir da mandioca. Ou seja, tem jeito para substituir o plástico! E o primeiro passo é nos conscientizarmos!

Canudinho de metal, adquira o seu também!

 

Aqui vão algumas atitudes fáceis de mudar no dia a dia, em prol do planeta:

-> Como já falamos, substituir o uso de canudo plástico por canudo de inox ou de vidro. 

-> Conscientizar-se sobre o uso de plásticos descartáveis como pratos, talheres, copos, garrafinhas pets. É preciso mesmo? Não pode ser substituído por produtos laváveis e reutilizáveis? 

-> Sempre que possível, substituir o uso de sacolas plásticas por sacolas/bolsas de pano que podem ser utilizadas inúmeras vezes. Pode deixar uma já no carro e na bolsa por exemplo, assim não corre o risco de esquecer.
As primeiras vezes pode até ser que esqueceça com mais frequência de ter a sua bolsa de compras junto, mas depois se torna um hábito. Na Europa é comum cobrar um valor pelas sacolas plásticas no supermercado, para que as pessoas criem o hábito de ter sempre junto suas bolsas de compras.

-> Diminuir o uso de garrafas pets, e garrafas de água de plástico, substituindo por garrafas de vidro, ou reutilizando as garrafas plásticas para encher novamente ou outros fins antes de descartá-la.
E em casa, obter um filtro. 

-> Ao comprar seus produtos a granel nas lojas de produtos naturais, fale com o comerciante para optar por pacotinhos de papel pardo (como tinha antigamente, lembram?) ao invés de utilizar pacotinhos plásticos. Chegando em casa, coloque o produto do pacotinho de papel em um recipiente de vidro para conservar e manter a qualidade.  

-> Recicle, recicle, recicle! Separe o lixo reciclável e recicle!

... Me ajudem com mais dicas!
Quais mais atitudes podemos mudar no dia a dia para reduzir o consumo e destino do plástico?

Deixem nos comentários e eu vou atualizar o post com a ajuda das dicas de vocês. 

Eu vejo que uso ainda muito plástico, muitas vezes sem perceber, mas cada atitude de mudança que tenho me conscientiza a perceber outros hábitos errados e mudar. Cada dia busco fazer um pouco mais a minha parte, porque eu sei que posso fazer uma pequena diferença no mundo! Todos nós podemos!!!

Publicado por Franciele Caleffi às 12h, 17 de dezembro de 2018

Compartilhar postagem