Carrinho de Compras (01)

Nome do produto

Encerrar compra
Franciele Caleffi - Nutricionista

Intolerância à Lactose - Entenda o que é e as substituições alimentares que devem ser feitas.

Intolerância à Lactose - Entenda o que é e as substituições alimentares que devem ser feitas.

A lactose é uma molécula de açúcar, é o açúcar do leite, quando ingerimos a lactose, ela chega até o intestino delgado para ser digerida. No intestino, há presença de lactase, a enzima que digere, e quebra a lactose em duas moléculas menores: galactose e glicose, para serem absorvidas no intestino delgado. 

A absorção alterada da lactose ocorre quando não há lactase suficiente para digeri-la e quebrá-la nas moléculas menores, e a lactose então, como uma molécula inteira, chega no intestino grosso e junto com a presença de água gera fermentação e produção de alta concentração de gás hidrogênio e metano, levando a sintomas como diarréia, desconforto intestinal, flatos, distenção abdominal, cólica abdominal e inflamação.

Essa figura retrata o que se passa no interior do intestino grosso ao consumir a lactose:

Intolerância à Lactose - Entenda o que é

 

Condições Nutricionais na Intolerância à Lactose

1. A lactose está presente em produtos lácteos, dentre eles, o LEITE é o alimento que mais contém lactose. Alimentos fermentados como queijos, iogurtes, nata, manteiga, creme de leite e outros tem redução de lactose porque o processo de fermentação reduz a lactose do produto.

2. Se a intolerância for muito intensa e apresentar sintomas fortes, todos os produtos lácteos devem ser evitados. E, se for consumir algum produto lácteo com lactose, deve ingerir junto a suplementação de enzimas lactase. 

3. Se o grau de intolerância é menor, você não precisa excluir todos os produtos lácteos da alimentação, é possível consumir algumas opções lácteas eventualmente, mas é importante conversar e estipular essa dose de consumo com seu nutricionista.

Substituições 

Hoje encontramos substituições para todos os produtos lácteos, tanto opções lácteas sem lactose, como opções veganas (sem leite) que imitam o sabor ou aspcecto e textura dos produtos lácteos como queijos, creme de leite, leite. 
No mercado e em loja de produtos naturais tem diversas opções. 

Tenha cuidado também com os produtos rotulados como “sem lactose”, na verdade eles contêm sim lactose, a diferença é que são acrescidos de lactase, a enzima que quebra a lactose, para facilitar a digestão da lactose contida no produto. Então "leite sem lactose "nada mais é que leite com lactose normal, mas com adição de lactase (confere nos ingredientes do produto). 

Aqui no Blog todas as receitas são sem lácteos e sem lactose. Já ensinei aqui fazer o leite de coco e o leite de amêndoas. E algumas preparações como um bolo de chocolate com cobertura de chocolate totalmente isento de lactose e lácteos. 
Veja também outras receitas sem lactose e lácteos: cookies de chocolate, cupcake de cenoura com cobertura de chocolate.

Se você apresenta sintomas de intolerância à lactose busque um(a) nutricionista que vai te ajudar identificar as reações e os sintomas, solicitar exames e conduzir a melhor forma de tratar a intolerância por meio da alimentação e suplementação alimentar necessária. 

Se você tiver dúvidas sobre esse assunto, deixe nos comentários para eu responder e atualizar o post com mais informações. 

Publicado por Franciele Caleffi às 10h, 03 de dezembro de 2018

Compartilhar postagem