Carrinho de Compras (01)

Nome do produto

Encerrar compra
Franciele Caleffi - Nutricionista

Iogurte Grego Caseiro - Kefir

Iogurte Grego Caseiro - Kefir

O kefir de leite é uma complexa simbiose probiótica, um conglomerado de micro-organismos, leveduras e lactobacilos, importantíssimos pra saúde intestinal, com reflexo na saúde de todo organismo.

Não se sabe exatamente como e onde o kefir surgiu e até hoje ninguém conseguiu produzi-lo senão a partir de um pedaço de colônia já existente. Sabe-se, no entanto, que a palavra Kefir vem do turco Keif, que significa bem-estar ou bem-viver, e que surgiu na região montanhosa de Cáucaso, onde diziam ter sido presente de Alá ao profeta Maomé, e por muito tempo, os locais guardaram segredo sobre ele.

O kefir não pode ser vendido, ele é um presente, uma doação. Se você deseja começar consumir kefir procure doadores, geralmente conversando com amigos ou nutricionistas, você consegue alguém para te doar uma colônia. Existe o Kefir real ou de leite, que é esse da foto, e também o kefir de água (sobre o qual falaremos mais nos próximos posts). 

Nesse post vamos aprender fazer o Iogurte Grego Caseiro com a base do Iogurte Kefir. Fica deliciosooooo, super cremoso e consistente, e pode ser usado como iogurte (mesmo em preparações como shakes, sorvetes, molhos) ou pastinha para passar no pão. 

Iogurte Grego Caseiro - Kefir

1- O primeiro passo é preparar o Iogurte Kefir. Coloque sua colônia de kefir lavada em um bowl e cubra com leite (procure usar leites mais naturais, na medida do possível). 

2- Cubra o bowl com um voal e deixe por em torno de 20 horas fermentando. Você pode deixar sob a bancada da cozinha, cuidado para não deixar em lugar que bata sol para não acelerar a fermentação.

3- Depois das 20h - 24h, coar o kefir com coador de plástico, usando uma colher ou utensílio de plástico para mexer. A colônia de kefir que ficou na peneira deve ser lavada em água corrente e colocada em bowl limpo com leite para nova produção de iogurte (processo inicial). O iogurte kefir obtido vai para a segunda parte do processo...

4- Agora vamos coar novamente esse iogurte, em um filtro de papel.
Sob uma xícara ou bowl, coloque um coador de café plástico, e sob o coador um filtro de papel. 

5- Colocar todo o iogurte kefir no filtro do papel. Pode cobrir com um voal novamente e levar a geladeira, deixar por 12h a 24h para filtrar.
Na xícara escorrerá o soro do iogurte, e no filtro do papel você obterá o iogurte consistente e firme, como um iogurte grego. 

6- Está pronto seu iogurte grego caseiro, delicioso e super nutritivo, rico em probióticos.
Você pode consumi-lo puro, misturar com frutas, usar um fio de mel para adoçá-lo se sentir necessidade.
Também pode usar com pastinha para o pão, podendo adicionar até mesmo um fio de mel ou fio de azeite de oliva, ervas ... o que desejar para temperá-lo.

Veja as fotos de todo processo:

Iogurte Grego Caseiro - Kefir

Fácil né? E você vai amar!

Publicado por Franciele Caleffi às 10h, 22 de novembro de 2018

Compartilhar postagem