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Franciele Caleffi - Nutricionista

Tratando a Flacidez em 10 passos - Guia completo

Tratando a Flacidez em 10 passos - Guia completo

Muitas pacientes reclamam sobre a flacidez, e é um tipo de desordem estética que conseguimos tratar, evitar e minimizar efeitos com o auxílio da alimentação e algumas práticas.

E as orientações que seguem abaixo são o mesmo princípio para evitar e tratar o envelhecimento da pele e a formação de rugas.

A flacidez pode ser dérmica (da pele), muscular ou mista, e está principalmente relacionada com fator genético, e outros fatores como tabagismo, exposição ao sol, má hidratação da pele, falta de nutrientes específicos, dieta rica em açúcar e gorduras saturadas, falta de exercício para tonificação muscular... que leva a alteração na quantidade e qualidade da elastina e fibra de colágeno na pele.

Flacidez

A alimentação para flacidez visa justamente melhorar os nutrientes que estimulam a hidratação e síntese de proteínas fibrosas na pele, colágeno e elastina.

Mas antes, vamos falar um pouco da CAUSA  DA FLACIDEZ. Vocês sabem qual o principal fator da formação de flacidez e rugas?
O AÇÚCAR!!! Ele mesmo!!! Triste realidade!!! hehe O açúcar, nesse caso o açúcar do sangue, a glicose, que estimula a flacidez pelo processo de glicação.

Flacidez

Então, a primeira dica no tratamento da flacidez é: diminuir o açúcar (a glicose), ou seja, alimentos de alto índice glicêmico. Para ser mais precisa, diminuir o consumo de carboidrato simples, presente principalmente em preparações e produtos a base de farinhas.

Flacidez

Além disso, podemos também criar hábitos e consumir alimentos que ajudam tratar e evitar a flacidez: alimentos que contenham nutrientes que estimulam a hidratação e síntese de proteínas fibrosas na pele, colágeno e elastina.

As dez dicas essenciais, são:

1) MUITA ÁGUA, para hidratação e limpeza do organismo. Ou seja, estar o tempo todo com nossa garrafinha de água ou copo de água, para goles ao longo do dia!

2) ÁGUA DE COCO NATURAL (não vale de caixinha) também é excelente para hidratação da pele. 

3) Aumentar o consumo de alimentos fonte de proteínas vegetais e proteínas de carnes magras, como arroz e feijão, grão de bico, ervilha, quinoa, sorgo, ovos, peixes e frutos do mar.

4) Consumo de alimentos rico em fibras, como as frutas, os vegetais, os cereais integrais (quinoa, aveia, arroz), as leguminosas (feijão, lentinha, ervilha, grão de bico), as sementes (chia, linhaça, pepita de girassol, gergelim, semente descascada de abóbora). 

5)Consumo de alimentos rico em nutrientes precursores da síntese de colágeno e elastina na pele:

-Vitamina A (fígado, gema de ovo, cenoura, abóbora)
-Vitamina C (frutas cítricas, vegetais e folhas verde escuras)
-Vitamina E (azeite de oliva, abacate, gema de ovo, oleaginosas)
-Silício (aveia, milho, farelo de trigo, repolho, maça, manga, banana, peixes)
-Selênio (castanha do pará, farelo de trigo, ovos, feijão)

6) Aumentar consumo de vegetais e frutas ORGÂNICOS, para intensificar fator antioxidante e aumentar teor de vitaminas e minerais.

7) Reduzir consumo de alimentos tóxicos como os ultraprocessados ou os com alta carga de agrotóxicos.

8) Reduzir o consumo de substâncias tóxicas como bisfenol (presente em plástico aquecido, garrafinha de água exposta ao sol, copinho plástico com chá ou café quente), alumínio (panelas, papal alumínio em contato com o alimento), chumbo (cosméticos químicos, desodorantes principalmente os aerosol, tintura para cabelo, makes). Cuidado principalmente com o excesso de tudo isso, algumas coisas é possível evitar e substituir. 

9) Importantíssimo tratar a disbiose, relacionada com a saúde intestinal.
Disbiose é o 
desequilíbrio da microbiota intestinal, na qual ocorre predomínio de basctérias patogênicas e diminuição de bactérias benéficas.

10) Vamos fazer uma listinha com alguns ótimos alimentos para fazer parte do cardápio no tratamento da flacidez?

- Ovos
- Carnes magras
- Gergelim
- Aveia
- Cacau
- Verduras, e frutas, orgânicas.
- Temperos naturais e frescos como salsinha, cebolinha, manjericão, orégano, alecrim.
- Especiarias como açafrão da terra, curry, endro, canela, gengibre, pimenta. 
- Probióticos

Bem básica a listinha! hehehe

Também podemos contar com a ajuda do colágeno e de nutricosméticos, que são fórmulas de nutrientes e fitoterápicos específicos para a flacidez e são recomendados pelo nutricionista junto com o plano alimentar.

São muitos detalhes, mas conseguimos fazer tudo através de uma alimentação saudavél que aos poucos vai modulando tudo para que o corpo esteja 100% saudável. 

Outros fatores que contribuem muito para o tratamento da flacidez:
-Hidratar a pele com cosméticos e usar propetor solar ao se expor ao sol! 
-Sessões de estéticas que tratam a flacidez potencializa muito o resultado.
-E nem preciso falar... muito exercício físico para fortalecimento muscular! O exercício é fundamental no tratamento, e o exercício associado a dicas de alimentação que eu passei aceleram muito, e muito, mas muito mesmo... o resultado no tratamento da flacidez. Para saber sobre os exercício vale a pena ver as dicas dos educadores físicos, tem muitos que conseguimos fazer diariamente em casa sem necessidade de aparelhos ou instrumentos. 

A verdade é que cada mudança, cada novo hábito saudável já faz grande diferença, então de tudo que foi listado aqui, os pontos que você escolheu para inicialmente mudar já vão contribuir e fazer, e apresentar diferença!

Vamos lá, agora é só colocar em prática!
Pelo menos uns dois ou três pontos de todos esses listados em prática, né?
Cada novo passo faz diferença e te faz sentir vontade de continuar!

Publicado por Franciele Caleffi às 17h, 27 de setembro de 2018

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